Notícias

Pesquisa vazamentos feita pela Coden Nova Odessa avança no Santa Luiza, Nossa Senhora de Fátima e Triunfo

  • Categoria: NOVA ODESSA
  • Publicação: 26/05/2025 13:52
  • Autor: Fonte: Da Assessoria da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa S/A

Ao longo desta semana, de 26 e 30 de maio, a Coden Ambiental dá sequência à nova pesquisa noturna de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água de Nova Odessa, iniciada em janeiro de 2025. Nesta nova etapa, a ação será concluída no Jardins Santa Luiza e Nossa Senhora de Fátima, e iniciada no Parque Triunfo.

 

Os trabalhos promovidos pela empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa ocorrem sempre das 22h às 4h, período de menor tráfego de veículos e pedestres, o que reduz a interferência sonora e garante maior precisão na detecção de ruídos de vazamentos subterrâneos.

 

A pesquisa ocorre com a utilização de haste de escuta e geofone eletrônico para detectar vazamentos ocultos. Os pontos identificados são marcados com tinta spray nas cores azul e rosa bebê para facilitar a posterior intervenção das equipes de reparo.

 

Desde o início da ação de 2025, foram identificados 19 pontos com indícios de vazamento, dos quais 9 foram confirmados como vazamentos reais e já estão devidamente reparados pelas equipes de manutenção da Coden.

 

“A pesquisa noturna é uma estratégia eficaz para localizarmos perdas que não são aparentes, evitando o desperdício de água tratada”, destacou a responsável pelo Departamento de Controle de Perdas de Água da Coden, Caroline Mayara Pessoa.

 

A Coden reforça que nenhum funcionário precisa entrar nas residências para realizar o serviço e reitera o pedido para que a população não apague essas marcações nas ruas e calçadas, colaborando assim com a continuidade dos trabalhos.

 

COMBATE ÀS PERDAS

 

A pesquisa de vazamentos não visíveis é uma das diversas ações que a Coden desenvolve para manter seu índice de perdas de água em patamares considerados referência no setor. Além desta iniciativa, a empresa realiza monitoramento remoto da pressão e vazão da rede, investe em setorização e macromedição, e promove a constante renovação do parque de hidrômetros e a substituição de tubulações antigas.

 

“Estamos sempre trabalhando para garantir uma gestão eficiente dos recursos hídricos e a prestação de um serviço de qualidade para toda a população de Nova Odessa”, concluiu o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

 

Atualmente, Nova Odessa atende 100% da população com abastecimento de água, beneficiando seus 62 mil habitantes por meio de uma rede de distribuição de 295 km. Deste total, 76,14 km já foram trocados por tubulações em PEAD e o restante permanece em PVC. Materiais como ferro fundido, cimento amianto e outros empregados em redes antigas foram completamente extintos.

 

Além da troca das redes principais, a Coden Ambiental já substituiu 8.890 ramais de abastecimento por tubos PEAD, reforçando os esforços para reduzir as perdas de água e garantir um serviço mais eficiente e sustentável para a população.

 

Em caso de dúvidas ou emergências, os consumidores podem entrar em contato com a Coden Ambiental pelo telefone gratuito 24h 0800 771-1195.