Notícias

Sumaré no pódio - Atleta que mora em Sumaré (SP) vence “maior campeonato de capoeira do mundo”

Régis Victor Esechiel brilhou na 10ª Volta do Mundo Bambas, no Rio de Janeiro, e reforça destaque da região na modalidade
  • Categoria: SUMARÉ
  • Publicação: 18/09/2025 08:49
  • Autor: Fonte: Tempo D - Assessoria - Rafael Bitencourt

O atleta Regis Victor Esechiel, que mora em Sumaré é um dos campeões da VMB (Volta do Mundo Bambas), que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro em Maricá (RJ). Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil B Masculino (2010–2011) daquele que é considerado o “maior campeonato de capoeira do mundo”.

Regis treina em Campinas, junto com Lucas Ricardo Gonçalves de Brito (Carrapixo), que participou da categoria Juvenil C Masculino (2008-2009), chegou a passar fases e se destacou na VMB. Ambos treinam com o Mestre Joguinho, no Grupo Capoeira de Valor do Mestre Cícero, em Campinas, e são mentorados pelo Mestre Marquinho, do Instituto Afropira, em Piracicaba (SP).

O Instituto Afropira tem parcerias com grupos da região. Com a possibilidade de coach/mentor de capoeira, além do professor/mestre, o aluno de capoeira pode trilhar um caminho como um atleta de alto rendimento e participar de uma equipe especializada neste treinamento.

Equipe do Instituto Afropira na VMB em Maricá - Divulgação-Instituto Afropira

Capoeirista como atleta de alto rendimento

Formado em Educação Física, com um trabalho de conclusão em que pesquisou o capoeirista como atleta de alto rendimento, Mestre Marquinho tem trabalhado com seus alunos preparando-os e levando-os a campeonatos, em que muitos deles têm alcançado o pódio em competições no interior.

Assim, Marquinho e sua parceira Elaine Teotonio criaram uma equipe de capoeiristas atletas, com o intuito de convidar alunos de outros grupos de capoeira para participarem destes treinamentos. Assim, foi feito o convite para esses atletas de Campinas e Sumaré.

“Regis foi passando por cada fase, uma emoção que não conseguimos explicar. Chegou nas quartas e tinha tudo para ganhar, então, sentamos momentos antes do jogo final, analisamos o concorrente dele, desenhamos uma proposta de jogo e, quando vi a execução, já senti que ganharíamos. Ouvir que ele ficou em primeiro lugar, foi algo que marcará para sempre minha caminhada. Meu primeiro atleta mentorado campeão”, afirma Mestre Marquinho.