Prefeitura de Sumaré divulga regras para comércio de Finados
Inscrições para comerciantes acontecem em 6 de outubro; boxes serão sorteados no dia 13
- Categoria: SUMARÉ
- Publicação: 03/10/2025 11:21
- Autor: Fonte: Prefeitura de Sumaré / Edição: Douglas Melo
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Obras, publicou as orientações para a realização do Comércio Eventual de Finados 2025, que acontecerá nos dias 1º e 2 de novembro, das 7h às 17h, em frente ao Cemitério Municipal da Saudade, na Avenida da Saudade.
Durante o período, estarão autorizadas a venda de flores, velas e alguns produtos de alimentação em boxes organizados pela equipe de Fiscalização de Posturas, que também será responsável pelo acompanhamento do evento.
Inscrições e sorteio de vagas
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente no dia 6 de outubro, das 8h30 às 16h30 (com intervalo das 12h às 13h), no Setor de Fiscalização da Secretaria de Obras (Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 276, Centro).
De acordo com a Prefeitura, terão prioridade nas inscrições os comerciantes que possuam Inscrição Municipal exclusiva para a venda de flores. Já o sorteio das vagas será realizado em 13 de outubro, das 14h às 16h30, no Anfiteatro do Seminário de Nova Veneza (Av. Brasil, nº 1.111).
Documentação necessária
Para efetivar a inscrição, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento (para comprovação de parentesco, quando pessoa física);
- Comprovante de endereço em Sumaré;
- Inscrição Municipal referente ao comércio de flores;
- Carnê do ISSQN com comprovante de pagamento.
A Administração reforça que apenas moradores de Sumaré poderão participar do processo e que será permitido somente um box por floricultura ou família.
Taxa e emissão de alvará
O valor de R$ 39,45 será cobrado pela taxa de uso e ocupação do solo, que deverá ser paga até 24 de outubro. O alvará para a participação será entregue mediante apresentação do comprovante de pagamento.
Estrutura e apoio
A Prefeitura também anunciou a participação de diversos órgãos para garantir a segurança e a organização do evento, entre eles:
- Guarda Municipal e Departamento de Trânsito;
- Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, com ambulância de prontidão;
- Departamento de Serviços Públicos, responsável pela limpeza e disponibilização de caçambas.
O secretário municipal de Obras, Bruno Khoury, ressaltou a importância do planejamento para atender tanto comerciantes quanto visitantes.
“Estamos preparando toda a estrutura necessária para que o Comércio de Finados seja realizado de forma ordenada, respeitando os comerciantes e garantindo comodidade e segurança à população que visita o Cemitério da Saudade nesse período de grande movimento”, destacou.
Leia Mais

