Notícias

CROSSFIT Atleta de Sumaré supera limites e mostra força no TCB 2025

Ruivera é considerada a quarta mulher mais bem preparada do país na categoria feminina 50+
  • Categoria: SUMARÉ
  • Publicação: 15/10/2025 18:30
  • Autor: Fonte: Correio Popular

A atleta de Sumaré Kelly Karina Dozzi Tezza Américo da Silva, de 53 anos, conhecida no meio esportivo como Ruivera, esteve entre os destaques da 16ª edição do Torneio Crossfit Brasil (TCB), o maior evento oficial da modalidade na América Latina. Depois de passar pelas fases seletivas, a atleta disputou a grande final, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, na cidade de Guarujá. Ruivera foi considerada a quarta mulher mais bem preparada do país na categoria feminina 50+.

“Sinto-me realizada após corrida na orla de 7 km em 33 minutos, ter remado 1 km e realizado a prova de 400 metros de natação”, celebrou Ruivera, descrevendo sua performance durante a final. “Disputar as finais do TCB é algo para gigantes. Lá, testam suas capacidades muito além dos limites”, contou a atleta nascida em Campinas.

Ruivera somou 710 pontos, apenas 2 a menos que a terceira colocada Arianne Alves. Depois de ganhar o título em 2024, Ro Morais, de Taubaté, alcançou o bicampeonato na categoria com 834 pontos, seguida por Sirlene Padilha Velho, com 802, a vice-campeã.

TRAJETÓRIA

Atletas das categorias elite, teens, masters e adaptados se reuniram no Guarujá depois de superarem uma maratona de desafios que testou a força, velocidade e resistência dos competidores. Mais de 4 mil inscritos participaram da etapa inicial, conhecida como TCB 4 All, que é online. As avaliações por vídeo determinaram a classificação para a etapa seguinte.

Na categoria feminina 50+, Ruivera ficou em terceiro lugar entre as 24 que avançaram para a super seletiva presencial, com sedes em quatro cidades: Anápolis-GO, Rio de Janeiro-RJ, São José-SC e Sorocaba-SP. Cada uma das sedes recebeu seis competidoras, e as três primeiras de cada localidade integraram as 12 finalistas.

Em um primeiro momento, Ruivera não avançou à final, apesar de ter terminado a super seletiva em oitavo na classificação geral. É que em Anápolis, onde competiu, ela ficou em quarto lugar, fora do pódio. No entanto, a desistência de uma competidora por lesão levou a atleta de Sumaré a ser convocada a 23 dias das disputas no Guarujá. “Aceitei a convocação, pois estou sempre preparada”, comentou ela, que na grande final deixou oito de 11 concorrentes para trás. 

Com disciplina e foco, Ruivera cumpre uma rotina de treino diário que tem início às 5h. As atividades incluem musculação, natação, corrida, movimentos ginásticos e levantamento de peso olímpico.

“Acredito que o desafio seja sempre conseguir executar tudo com o máximo desempenho, na proporção de toda dedicação nos treinos, o que envolve entrega, abdicação, disciplina, resiliência e perseverança”, analisou ao falar sobre o maior desafio durante o TCB. “Temos que saber dominar a mente e a nós mesmos, sempre nossos mais vorazes adversários."

Ruivera representa o Cross Training Kairós, treina com o coach Weslley Barros na Academia Big Form e há sete anos conta com acompanhamento de Flávio Silva, médico do esporte. A multiatleta também é campeã mundial de karatê e fisiculturista.