CIÊNCIA PAULISTA Evento expõe resultados das pesquisas voltadas ao agronegócio
Entre as unidades participantes está o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que poderá ser visitado entre amanhã e sábado
- Categoria: GERAL
- Publicação: 18/10/2025 10:23
- Autor: Fonte: Correio Popular
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) participa amanhã e sábado do Apta Portas Abertas. O evento é gratuito e não é necessária inscrição. Nesta quarta edição, o objetivo da iniciativa é proporcionar oportunidades para o público conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos de pesquisa e interagir com os cientistas.
No total, sete unidades vinculadas à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) receberão o público nos dois dias. Segundo a assessoria de imprensa do IAC, o instituto vai apresentar na mostra pesquisas desenvolvidas em suas 17 unidades. Também será possível apreciar a arquitetura dos prédios, o jardim e aproveitar as opções de food truck.
Os visitantes poderão também conhecer a biblioteca, que possui o maior acervo de títulos de agricultura da América Latina, o laboratório de análise de solo, a casa de vegetação, o Prédio Franz Wilhelm Dafert - Pós-Graduação IAC, o prédio D. Pedro II, além da recreação denominada “As Cores da Terra”, em que as crianças usam tintas feitas com solos de diferentes tons.
“O evento busca não só apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo IAC e o impacto dele na vida da população, mas também ser uma atividade para todas as faixas etárias e para os diversos tipos de interesse”, ressalta nota do IAC. No saguão da sede do instituto, localizada na Avenida Barão de Itapura, 1.481, será realizada a exposição das atividades desenvolvidas pelas Divisões Avançadas de Café, Horticultura, Grãos e Fibras, Fitossanidade, Solos e Pesquisas de Fertilizantes, Recursos Genéticos Vegetais, Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita, Engenharia e Automação, Frutas, Cana, Citricultura, Seringueira e Sistemas Agroflorestais.
Estarão expostas amostras de materiais pesquisados || Cidades | Brasil pelo IAC como citros, grãos, café, cana-de-açúcar, batata, abacaxi, uva, macadâmia e plantas aromáticas. O público poderá ver um minitronco de seringueira em sangria, mudas desta árvore que produz o látex, além de vinhos produzidos com cultivares desenvolvidos pelo IAC. Os interessados poderão levar para casa mudas e sementes de maracujá, além de materiais de divulgação.
Os visitantes poderão conhecer, ainda, o uso de microscopia digital para análise de agregados do solo; o desenvolvimento de equipamento para colheita do sisal; a miniatura de Equipamento de Proteção (EPI) do projeto Quepia; o trabalho de adjuvantes com demonstração de efeito espalhante de defensivos; a demonstração com óculos digital sobre o sistema de avaliação da pulverização e o uso de drone para aplicação de defensivos.
Com longo histórico de pesquisas na área de climatologia e irrigação, o instituto exporá a irrigação inteligente com sensores que indicam a hora certa de regar as culturas. A saúde do solo e sua barreira invisível que impacta o desenvolvimento das culturas poderão ser visitadas no Laboratório Física do Solo. Outro tema a ser exposto é a Importância da Adubação para Mudas Nativas na Recuperação de Áreas Degradadas. No Anfiteatro “Otávio Tisselli Filho” haverá exibição de vídeos sobre os Centros de Cana, Café, Citricultura, Engenharia e Automação, Pós-Graduação IAC e Biblioteca.
Outro destaque na programação são as visitas guiadas com horários pré-definidos e anunciados no saguão. Durante essa atividade, são apresentados os prédios, as atividades desenvolvidas nesses locais, curiosidades e o jardim com espécies nativas e exóticas.
APTA PORTAS ABERTAS
O Apta Portas Abertas é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) que busca aproximar a população das instituições de pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As unidades participantes incluem o Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a Apta Regional, com atividades nas unidades de São Roque, Itapetininga e Pariquera-Açu. Cada instituição deve ser consultada sobre a data e horário de funcionamento do evento.
Leia Mais